Vista parcial da minha cidade natal: Amparo, Estado de São Paulo, Brasil.


Seja bem-vindo(a) incansável seguidor(a) e amigo(a)!

Salve incansável e fiel seguidor(a)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Reminiscências do passado: José Vasconcellos!

José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto nasceu em Rio Branco, no Acre , em 20 de março de 1926  e falecido em São Paulo, 11 de outubro de 2011, foi um ator, radialista e humorista brasileiro, considerado pelos seus colegas de profissão como o pioneiro mundial no gênero "stand up comedy". Foi um dos maiores humorista  brasileiro.

Produziu e atuou no primeiro programa humorístico da televisão brasileira, A Toca do Zé, exibido pela TV Tupi de São Paulo em 1952.

Tornou-se famoso por suas piadas de gagos, sendo o esquete "O Locutor de Futebol Gago", um de seus maiores êxitos. Sua habilidade de imitador proporcionou um desempenho inigualável imitando gagos, transformando estas imitações em sua marca particular.

Continuou trabalhando na TV, em papéis como o do gago "Rui Barbosa Sa-Silva" na Escolinha do Professor Raimundo, além de se apresentar em casas de espetáculos por todo o Brasil.
Em 2009 foi lançado em DVD o documentário Ele é o Espetáculo, do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra. Narrado pelo próprio humorista, apresentava depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e trecho de filmes e programas de rádio e TV em que atuou durante a carreira.

Seu último personagem no cinema foi Barbosa, no filme "Bom Dia, Eternidade" [2009]. Afastado da televisão devido ao mal de Alzheimer, passou seus últimos anos em sua casa na cidade de Itatiba, interior de São Paulo. Morreu em 11 de outubro de 2011 em decorrência de uma parada cardíaca.

Para recordar um pouco de quem o conheceu e viu suas atuações, e para quem nunca o viu atuar, uma passagem dele no programa do Jô Soares!

video