Vista parcial da minha cidade natal: Amparo, Estado de São Paulo, Brasil.


Seja bem-vindo(a) incansável seguidor(a) e amigo(a)!

Salve incansável e fiel seguidor(a)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sensação Térmica!

Na região da Serra Gaúcha a temperatura chegou a - 4,2ºC, mas a sensação térmica foi de - 16ºC !

O frio voltou nas regiões Sul e Sudeste do Brasil!
Na semana retrasada, em que as temperaturas negativas bateram recordes e que nevou em mais de 70 cidades pelo país, o frio foi o assunto da vez.
Então, o ideal é nos protegermos ainda mais para viagens em locais que a temperatura já é mais baixa ao que estamos acostumados. 
Por que além do frio, terá que enfrentar uma sensação térmica que será implacável.
Mas afinal, o que é a sensação térmica?
É a sensação aparente da temperatura, aquela que realmente sentimos em nossa pele. Esta sensação depende de alguns fatores, entre eles a umidade, densidade do ar e a velocidade do vento. Utilizando estes valores pode-se chegar ao resultado da famosa sensação térmica. 

Ou então, se preferir, pode usar a fórmula matemática:

Onde: 'ST' é a sensação térmica, 'V' é velocidade do vento e 'T' é temperatura.

Inclusive, o site do Instituto Nacional de Pesquisas Meteorológicas (INPE) possui uma tabela (abaixo) com dados fixos sobre a Sensação Térmica. Por mais que sejam três os fatores que alterem a sensação térmica, o principal deles é a velocidade do vento. Quanto mais ventar, mais frio irá fazer. Então para os dias de inverno o ideal é que a velocidade do vento seja sempre a menor possível.
Quanto mais frio fizer (mesmo que o vento esteja numa velocidade baixa) maior será a sensação térmica de frio. Por exemplo, se os termômetros estiverem marcando -6ºC e o vento estiver na sua velocidade média em dias comuns que é de 11km/h, a sensação térmica será de -11ºC. Já se a temperatura estiver em 20ºC e o vento na mesma velocidade, a sensação será de 18ºC.

Tabela da Sensação Térmica - Foto: Divulgação/INPE

Um pouco de história: A sensação térmica virou notícia durante a 2.ª Guerra Mundial quando tropas nazistas foram derrotadas, não só pelo frio russo mas, principalmente, pela sensação de frio muito maior do que realmente estava na região da Sibéria. 
Com isso, foi criado pelo exército americano um índice para avaliar a sensação térmica através do vento.