Vista parcial da minha cidade natal: Amparo, Estado de São Paulo, Brasil.


Seja bem-vindo(a) incansável seguidor(a) e amigo(a)!

Salve incansável e fiel seguidor(a)

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Os ovos pretos de Owakudani!

Kuro Tamago (Ovo Preto de Owakudani)

Owakudani é uma região vulcânica localizada em Hakone, província de Kanagawa, muito conhecida no Japão pelas suas águas termais.

Para além disso, há outra razão responsável por atrair uma multidão ao local: é o Kuro Tamago (ovo preto), um alimento muito popular na região. A razão dos ovos terem cor negra é porque são cozidos em águas vulcânicas compostas por enxofre.

A procura é tão grande que existem filas gigantescas em qualquer das lojas que vendem o Kuro Tamago em Owakudani. Eles são normalmente vendidos em embalagens com 5 ovos por uns míseros 500 ienes.

Mas você deve estar a interrogar porque motivo o Kuro Tamago é tão popular, mesmo tendo um aspecto, no mínimo, estranho.


É por causa de uma lenda antiga que diz que, se uma pessoa comer um Kuro Tamago, prolongará a sua vida por mais 7 anos e melhor será se comer dois Kuro Tamago: serão 14 anos a mais. O tal poder viria de uma estátua Jizo (Enmeijizoson) que transfere a longevidade aos ovos durante o seu cozimento nas águas termais.

Lenda ou não, o fato é que a maioria das pessoas que vão até Owakudani acredita nos poderes medicinais do Kuro Tamago; mais do que isso, acreditam que o Kuro Tamago é, de fato, um verdadeiro elixir da juventude e da longevidade.

Mas por ser cozido no enxofre não faz mal à saúde?

Bom, apesar das cascas dos ovos ficarem pretas devido a uma reação química causada pelo enxofre, os especialistas dizem que os ovos podem ser consumidos sem problemas, já que pequenas quantidades de enxofre são frequentemente utilizadas em medicina.


Os ovos são cozidos nas águas termais naturais a uma temperatura de 100 ºC. Toda a área tem um forte cheiro de ovos podres e, portanto, não é o local mais indicado para ser visitado por pessoas que tenham um estômago mais sensível.

Apesar do enxofre causar um odor desagradável, em nada interfere no sabor do ovo, diz quem já provou.

Ao descascar o ovo, o que se encontra é um ovo cozido como qualquer outro, embora digam que estes possuem propriedades especiais que ajudam a melhorar a saúde em geral e a expectativa de vida.

Porém, segundo a lenda, só se pode comer no máximo dois ovos e meio para garantir 17,5 anos de sobrevida, ou seja, não é recomendável comer mais do que isso. Só que ainda não se descobriu o porquê!

Agora a pergunta que paira no ar: será que o Kuro Tamago é um dos segredos de longevidade dos japoneses?



Curiosidades sobre Owakudani e Hakone

Owakudani fica localizado num vale vulcânico formado por caldeiras de água quente natural. 

O local é cheio de piscinas naturais que soltam vapores quentes carregadas de sulfureto de hidrogénio e dióxido de enxofre. 

A paisagem circundante é formada por muitas montanhas, entre elas o Kamiyama e o Komagatake.


Hakone tem ainda o lago Ashi, conhecido também por Ashinoko e Lago Hakone. 

Este é um dos lagos mais conhecidos no Japão, formado há mais de 60 mil anos por erupções vulcânicas. 

Deste lago, pode-se apreciar o Monte Fuji.

Existem teleféricos que também oferecem uma bonita vista da região.