Vista parcial da minha cidade natal: Amparo, Estado de São Paulo, Brasil.


Seja bem-vindo(a) incansável seguidor(a) e amigo(a)!

Salve incansável e fiel seguidor(a)

segunda-feira, 16 de março de 2015

A África e o Celular!


Coltan é um mistura de dois minerais: columbite e tantalite. Em português essa mistura recebe o nome coulumbite-tantalita. Da coulumbite se extrai o nióbio e da tantalita, o tântalo.

Este último é um metal de alta resistência térmica, eletro-magnética e corrosiva e por tais capacidades seu uso é muito difundido na composição de pequenos capacitores utilizados na maioria dos eletrônicos portáteis (celulares, notebooks, computadores automotivos de bordo).

O nióbio é semelhante ao tântalo além do potencial como supercondutor. Ambos metais foram e continuam sendo fundamentais para o avanço tecnológico da comunicação portátil.

As maiores reservas de tantalita (na forma COLTAN, ou seja, junto com a columbite) estão na República Democrática do Congo, onde se desenvolve uma guerra civil há anos em torno da posse das minas, entre outras complicações étnicas, territoriais e políticas.

A ONU apresenta estimativas desconcertantes como a que já morreram mais 4 milhões de pessoas na disputa pelo "ouro azul", além do impressionante faturamento de mais de US$250 milhões que teve o Exército de Ruanda no comércio do caro mineral, sendo que não há mineração de Coltan neste país vizinho do Congo.

Saiba mais:

A África e o Celular!

More presentations from Aristides Monteiro